Consoles de fundo só para ilustrar mesmo rs |
Enquanto você aí, caro leitor, se diverte com os seu Playstation 3, Xbox 360 ou até mesmo algum portátil bacanudo como o 3DS ou PSVita, obras-primas de grandes empresas de hoje, saiba que essas mesmas grandes empresas, responsáveis por seus video games favoritos fracassaram feio há algum tempo atrás. E algumas chegando a dar uma cagada colossal. Sim, estou olhando para você mesma, Nintendo.
Alguns desses consoles foram a causa de um fracasso tão grande que representam o fim de atividades relativas à produção do video game, ou em alguns casos, deixando a empresa em maus lençois, só angariando prejuízo atrás de prejuízo.
E para começar, vamos introduzir um video game que foi um sonho da minha infância por ser plataforma exclusiva de grandes jogos do Sonic, personagem o qual eu fui fã durante um bom tempo:
Sega Dreamcast
Com a chegada do novo milénio a tecnologia usada em video games aumentava, a Sega decidiu entrar no mercado com um console de 128 bits. Aí você pensa, para brigar com o Playstation 2, Xbox e Game Cube. Errado! O Dreamcast foi criado para passar por cima do Playstation e Nintendo 64, consoles de 32 e 64 bits, respectivamente, já que o Sega Saturn não aguentava mais o passo das concorrentes.
Até aí já dá pra se ter uma ideia do motivo o qual o Dreamcast não permaneceu muito tempo vivo e fez a Sega arregar de vez do mercado de consoles e se dedicar totalmente ao desenvolvimento de jogos. Mas vamos à uma lista com as datas de lançamentos desses consoles que mencionei antes para mostrar o quão foi atrasada a decisão da Sega de colocar o Dreamcast no mercado.
Sony Playstation:
Lançamento: 3 de dezembro de 1994 no Japão - 9 de setembro de 1995 nos Estados Unidos.
Nintendo 64:
Lançamento 23 de junho de 1996 no Japão - 29 de Setembro de 1996 nos Estados Unidos.
Sega Dreamcast:
Lançamento: 27 de Novembro de 1998 no Japão - 9 de Setembro de 1998 no Estados Unidos.
Quase 4 anos antes do lançamento do Playstation e 2 anos depois do Nintendo 64 a Sega decide finalmente lançar o video game que iria destruir a concorrência.
Esgotaram-se todos as 150.000 unidades disponíveis no Japão no dia de lançamento, e nos Estados Unidos o sucesso chegou antes mesmo do dia de lançamento com pré-compras próximas à 300.000 unidades. Foi um sucesso que não durou muito tempo (só as vendas iniciais mesmo, porque dalí em diante as vendas estagnaram). O Playstation 2 estava vindo por aí e quando o mesmo foi lançado, ninguém lembrava mais do pobre Dreamcast. A Sega fracassou mais uma vez.
A não ser para Bernie Stolar (que era presidente da Sega of America) e provavelmente mais algumas pessoas, que foram despedidas após a última cartada, o seu fracasso não lhe causou nenhuma dor de cabeça...
Nintendo Virtual Boy
Em 1995 foi a vez da Nintendo colocar um console na lista de fracassos. Esse, que de tão ruim e mal planejado, causava dores de cabeças aos que o usavam durante um curto período de tempo.
O Virtual Boy foi lançado como sendo um console portátil, e hoje, com os vários exemplos que entraram e saíram e continuam a aparecer no mercado, podemos deduzir duas coisas: 1) que o conceito de portátil em 1995 havia mudado drásticamente e NÃO era mais um video game como o Game Boy e 2) sopão de cogumelo alucinógeno para toda a empresa em homenagem ao Mario e seu sucesso!
O console contava com duas pequenas telas monocromáticas posicionadas como um óculos e várias peças móveis de vidro compondo o sistema mecânico para produzir os efeitos 3D maravilhosos e em vermelho e preto do apocalipse de enxaqueca.
Dá câncer só de olhar. |
Dor de cabeça, somadas ao alto preço para um console tão simples, fizeram do Virtual Boy o maior fracasso da Nintendo até hoje. Antes fosse um fracasso que somente desse dor de cabeça ao pobre Gunpei Yokoi* (criador do Game Watch, e pasmem, do Game Boy), e não também ao consumidor.
Foi um planejamento tão idiota que um ano mais tarde a Nintendo lança o Nintendo 64. Pra quê o Virtual Boy saiu do papel mesmo, ein?
Apple Bandai Pippin
Foto errada foto errada foto errada. |
Foto certa |
Em 1995 (ano de Virtual Boy) nascia o Apple Bandai Pippin, uma aposta da Apple junto à japonesa Bandai para entrar no mercado de consoles.
Com o mercado em guerra entre Sega Saturn, Playstation e Nintendo 64, o Apple Bandai Pippin foi só um adolescente que como quem está empolgado com a briga e sonha em entrar e fazer seu nome. Mas a briga era grande demais para o pequeno Pippin e ele recuou após olhar a porradaria que era. O sucesso ficou mais longe ainda com alguns problemas técnicos que já vinham de brinde da fábrica, somado ao alto preço do console: US$ 599.
Continuarei com mais alguns exemplos de fracasso em outro post, se não esse não sai no dia que foi planejado :)
* Gunpei Yokoi foi demitido após o fracasso do Virtual Boy. Um ano mais tarde sofre um acidente de carro e morre.
O AVGN citou mais problemas do Virtual Boy, como o fato de ele prometer realidade virtual e nao cumprir o prometido, e os jogos lixo que estavam sendo lancados.
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