No dia 27 de dezembro de 2012, nossa presidenta, Dilminha, sancionou o projeto de lei que criou o vale cultura. A nova lei que concede R$ 50 reais mensais a trabalhadores em forma de vale para que seja utilizado em diversas atividades culturais: Compra de ingressos para cinemas, shows, teatros, museus entre outras coisas. Mas, quando a aquisição dos games por meio do vale foi colocado em questão, a ministra da cultura, Marta Suplicy, disse que isso já era "forçar demais" e que não considerava os jogos eletrônicos como cultura (Dilma deveria começar a jogar um PES/FIFA pra saber que jogadores escalar para seu time), e isso virou uma polêmica, claro.
Pois bem, a Square Enix, conhecida por seus famosos jogos de RPG (Final Fantasy, Chrono Tigger), decidiu entregar a ministra alguns presentes para mostrar o potencial cultural dos games. Não, não foi uma versão inédita de FF, nem uma cópia do recente Tomb Raider, e sim o CD Distant Worlds: Musica From Final Fantasy (coletânea orquestrada das trilhas de Nobuo Uematsu), E um livro com as artes conceituais de Yoshitaka Amano.
E ainda tem mais. A empresa ainda enviou uma carta explicando a importância dessas obras não apenas para o cenário cultural japonês, mas também mundial. Com isso a Square só mostra quanto os games podem ser mais do que simples "passa tempo" (ou perda de tempo, dependendo do jogo, claro HA HA HA). Que outras empresas sigam o mesmo exemplo e tirem esse pensamento de algumas mentes.
Abaixo você pode conferir a carta que foi enviada para a ministra.
"À
Exmª. Sra. Ministra da Cultura Marta Suplicy:
Nós, da Square Enix Latin America, gostaríamos de presenteá-la com alguns itens de nossa criação para vosso conhecimento e apreciação dos mesmos.
O grupo Square Enix ostenta um amplo portfólio de propriedade intelectual, incluindo: Final Fantasy, que vendeu mais de 100 milhões de unidades pelo mundo, Dragon Quest, que vendeu mais de 58 milhões de unidades e Tomb Raider, que vendeu mais de 35 milhões de unidades mundialmente. Além disso, temos outros produtos bem estabelecidos como: Deus EX, Hitman, Kingdom Hearts, e o clássico Space Invaders. O grupo Square Enix continua a expandir os limites da criatividade e inovação provendo produtos, serviços e conteúdos de alta qualidade de entretenimento e cultura.
O material que está recebendo contém primeiramente um CD chamado Distant Worlds: Music from Final Fantasy, que é um ábum com a gravação da música orquestral da série de videogames Final Fantasy. O álbum contém uma seleção de músicas dos jogos, compostas por Nobuo Uematsu, e performada pela Orquestra Filarmônica Real de Estocolmo. Foi gravado em Agosto de 2007 no Stockholm Concert Hall, antecedendo a turnê de shows, que se iniciou em Estocolmo em 4 de Dezembro de 2007 e que segue em turnê mundial atualmente, já passando por mais de 40 cidades em todo o mundo.
Segue também um artbook feito por Yoshitaka Amano, com a arte de Final Fantasy baseada na cultura japonesa, chamado Japan. Yoshitaka Amano é um artista japonês renomado, conhecido por seu trabalho como artista, ilustrador de personagens, e trabalhos com teatro e cinema japonês. Ele foi o responsável pela adaptação de Speed Racer para animação, sendo também o criador de personagens icônicos e influentes, como Gatchaman, Tekkaman, Hutch the Honeybee e Casshan. Porém, um de seus trabalhos mais reconhecidos são suas ilustrações para a aclamada franquia de videogames Final Fantasy.
Esperamos que seja de vosso apreço o material que estamos enviando e ficamos à disposição para qualquer contato de vosso interesse.
Atenciosamente,
Square Enix Latin America"
Nenhum comentário:
Postar um comentário